outubro 13, 2004

De ouvido: Rammstein

Foi numa dessas cavalgadas valquíricas sobre as dezenas de canais da TV Cabo em busca de alguma coisa decente para ver que os Rammstein me apanharam pelo ouvido no pequeno ecrã.

Ali estava uma banda alemã da pesada a cantar um sugestivo refrão em inglês que nos parecia dizer que estamos todos a viver na América, independentemente de estarmos na China, na Índia, na Europa, em África ou, quem sabe, no Porto. As imagens do videoclip ajudam a construir o sentido: os Rammstein estão na Lua vestidos com fatos espaciais da NASA. Cá em baixo, na Terra, vê-se monges budistas a comer hambúrgueres e a beber Coca-Cola. Um indiano fuma tabaco made in USA. Etc.

O refrão, em inglês, é: "We're all living in Amerika/ Amerika ist wunderbar/ We're all living in Amerika/ Amerika /Amerika", no que parece ser uma crítica velada ao facto de quase todo o planeta estar colonizado pela cultura popular dos States e respectivos produtos. Será? É que o resto é cantado em alemão, o que até nem é mau para contrariar um pouco a hegemonia do inglês na música "popular" contemporânea.

Numa das suas variações, o refrão não deixa dúvidas: "We're all living in Amerika/ Coca-Cola, sometimes war". É, pois, de crer que George W. Bush goste tanto de ouvir Rammstein como de ver Michael Moore pela frente.

É preparar os ouvidos para o metal e ver o clip do tema Amerika (no fundo da página que aparece, clicar na opção webclips). Amerika ist Wunderbar!