dezembro 18, 2003

Depressa e mal

Há aí um livrinho que tarda a chegar aos escaparates das livrarias da Invicta. Curiosamente, tem o título Cada vez mais rápido. Gabriela Oliveira escreveu sobre esta obra de James Gleick no último Expresso e deixou-nos com água na boca. Ou nos olhos, se preferirem.

Primeira pergunta: «Porquê e para onde corremos nós?» «Nunca como hoje a nossa civilização foi tão marcada pela velocidade, pelo ritmo, pela sincronização e pelo desejo imperioso de controlar o tempo», escreve Oliveira, antes de remeter para algumas ideias do escritor, que disserta sobre a aceleração do tempo, e respectivas consequências, nas sociedades modernas. «Vivemos a alta velocidade com rigor e porte atlético ou estamos atacados pelo mal da pressa?»

Este livro promete. Depois da sua leitura, falaremos. Para já, fica a esperança de que escritos como este nos ajudem a compreender as razões de, aparentemente, estarmos a gerar sociedades cada vez mais speedadas, stressadas, à beira de ataques de nervos e controladas à custa de televisão rasca e anti-depressivos.