março 05, 2004

Rádio nostalgia

Para os trintões e meio de hoje, pelo menos aqueles que no início da década de 80 do século passado não estavam retirados num qualquer mosteiro, não é sem um toquezinho de nostalgia que ouvem na rádio, de vez em quando, os Spandau Ballet, os Duran Duran, os The Cure, Culture Club, Supertramp, Police, Echo & the Bunnymen, ABC, Kim Wilde, Blondie, Toto, Talk Talk, Smiths, Alphaville, a par de alguns imortais, como os U2, David Bowie, Springsteen e os Stones.

Mas as nossas rádios, comerciais, estão impossíveis de ouvir. Entre relatos de futebol e bacoradas de treinadores na TSF e na Antena 1, missas por encomenda e sermões requentados de 30 segundos na Renascença, o matraquear constante dos últimos «hits» na Comercial e na RFM, sobra pouco de jeito para ouvir. Alguma nostalgia pode ser compensada no Rádio Clube Português, no velho Oceano Pacífico e pouco mais. O nosso FM, tirando a Antena 2, é uma desgraça pegada.

Verdadeiras alternativas estão é na Internet. Aqui, sim, pode-se fugir à obtusa massificação comercial, quando não popularucha, das rádios. Exemplo disso é o sítio AccuRadio. Aqui tem nostalgia dos 80 para dar e vender, mas também tem jazz à escolha, música céltica, rock britânico actual, pop, country, etc. E, aqui, quem manda é o ouvinte.