março 22, 2004

Era uma vez um canal

Houve um tempo em que, ao fim do dia, estacar o zapping no Canal 2 era frequente. Havia o Acontece. Havia os filmes, os bons ciclos da 2, espaço único na televisão portuguesa para escapar à roça mental dos filmes produzidos pelo Tio Sam.

Era também no antigo Canal 2 que se podia assistir ao único telejornal civilizado do país, no qual as notícias eram dadas sem fanfarronice ou histeria, com tempo e contexto, e, milagre na caixa que mudou o mundo, os entrevistados podiam respirar. E nós, telespectadores, também. Pois bem, tudo o que era bom esfumou-se.

O telejornal é agora dado a correr, depressinha, não vá o pivot perder o comboio para casa. Aquele programa de Mota Ribeiro, supostamente substituto do Acontece, mama mia!. Os bons filmes foram postos na prateleira, não vá colidirem com a moral e os bons costumes do nosso beato governo e da nossa santa pátria católica. Enfim, resta-nos o consolo de saber que a TVE, a televisão do estado Popular, perdão, espanhol, está em bastante pior estado civilizacional.

Hoje em dia, o comando remoto cá de casa também passa a correr, a correr muito, pelo segundo canal.