novembro 11, 2004

As telas do Porto

A cidade do Porto, esta atrasada segunda cidade do país, lá vai saindo, devagarinho, da idade das trevas cinematográficas em que se encontra mergulhada há já algum tempo.

A vaga de encerramentos de salas nos últimos anos deixou a Invicta na mais absoluta penúria, com menos de meia dúzia de espaços. O povo fugiu todo para os shoppings de Gaia, Matosinhos, Gondomar, onde se empanturra alegremente com pipocas e cinema de Hollywood.

O cartaz de cinema de hoje, no entanto, oferece uma alternativa prometedora: o cinema Passos Manuel, ali ao lado do Coliseu, reabriu e parece apostar em cinema com "C" grande. Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera, de Kim Ki-duk, é um excelente pontapé de saída.

O mesmo proprietário do Passos Manuel também é o responsável pela programação da sala-estúdio do Teatro Campo Alegre. Lá poderemos ver Segunda de Manhã, de Otar Iosseliani.

Estes dois filmes há muito foram exibidos em Lisboa. Caso o Passos Manuel e a sala-estúdio do Campo Alegre não existissem, provavelmente não seriam mostrados no Porto. Pelos menos, tão cedo.

Apesar destes passinhos positivos, a cidade continua a precisar de uma cinemateca como de pão para a boca. Mas se nem um mísero canal de televisão regional consegue aguentar...