fevereiro 24, 2006

Arnaldo é poesia

Amor é Prosa, Sexo é Poesia é um bom livro para os actuais cronistas da imprensa portuguesa lerem e ficarem deprimidos, excepto se se chamarem Manuel Pina, Ferreira Alves ou Ferreira Fernandes.

Publicada em forma de crónica no Globo e no Jornal do Brasil, a escrita de Arnaldo Jabor (sim, o cara que aparecia no Manhattan Connection) é uma explosão de criatividade, humor, acidez, frontalidade, beleza, ritmo, piada, invenção, amargura e ternura, ou seja, tudo aquilo que falha, ou falta, na esmagadora maioria dos cronistas dos principais jornais e revistas nacionais. São chatos de ler e não sabem escrever para leitor.

Jabor usa o "português com açucar" da escrita brasileira para nos deliciar, página a página, com as suas nostalgias do Rio de outrora, as recordações do avô inesquecível, o pai frio e distante, a vida rotineira da classe média carioca, os primeiros amores, as mulheres da vida de então e as de hoje (“os abismos das mulheres são venenosos, o seu mistério nos mata»), o carnaval que tinha outro sabor.

Aqui e ali, demole Bush e a América belicista, os terroristas fanáticos que actuam em nome do Islão, os políticos brasileiros corruptos, as mulheres que se resumem à condição de bunda, a frivolidade da sociedade de consumo. Tudo com imensa graça. Jabor é daqueles tipos que se pode dar ao luxo de escrever as coisas mais desagradáveis e frontais sem que o consigamos levar a mal.

Numa palavra: Amor é Prosa, Sexo é Poesia é um livro desempoeirado. Ainda bem. Para poeira, já basta a nossa.