setembro 12, 2004

O Ocidente esquecido

Tarik Ali, cineasta, activista político, romancista, jornalista. O Público entrevistou-o e publica hoje, muito oportunamente, a conversa com este intelectual paquistanês, residente em Londres.

Passados três anos sobre o 11 de Setembro, o Ocidente apercebe-se, com clareza crescente, do vespeiro terrorista internacional em que se meteu, sobretudo a partir do momento de loucura bushiana que foi a invasão do Iraque. Observação e pergunta pertinentes de Ali:

«O que está a acontecer no mundo não tem nada a ver com o 11 de Setembro. O que é que a guerra no Iraque tem a ver com o 11 de Setembro?»

Sobre a amnésia histórica do Ocidente:

«O mundo árabe olha e vê que o Ocidente o está a invadir uma vez mais. Colocam o mundo de hoje no seguimento de uma longa história que começa no século XI. A grande diferença entre o mundo ocidental e o mundo árabe é que no Ocidente a História desapareceu. As pessoas não estão interessadas na História, não querem saber. No mundo árabe, podemos ir a um café no Cairo, em Damasco, em Amã ou Bagdad e estão falar de História. É uma cultura muito diferente. Onde a História desempenha um papel enorme.»

Vale a pena ler o resto de "Ao Contrário do Mundo Árabe, no Ocidente a História Desapareceu"