janeiro 23, 2005

"Nós, os Media"

Ora aí está um livrinho a pedir para ser lido: Nós, os Media, de Dan Gillmor, em boa hora publicado pela Editorial Presença, de quem tomo de empréstimo a sinopse desta obra:

Neste livro,«o foco da atenção incide nas novas possibilidades da Era da Comunicação Global. Actualmente, os grandes media como jornais, canais televisivos, rádio, geralmente propriedade de monopólios, começam a ver os seus poderes ameaçados devido às consequências da crescente facilidade com que se acede à Internet e às ferramentas que ela disponibiliza a custos reduzidos. Invertendo os papéis, esta nova revolução tecnológica, permite que os utilizadores passem a ser eles próprio produtores de notícias e outros conteúdos, dando origem a uma espécie de jornalismo cívico».

«Gillmor analisa este fenómeno com grande clareza e conhecimento de causa, e mostra como é que as salas de conversa (chats), os fóruns, emails e listas de emails, e, acima de tudo, os weblogues, levaram a que o cidadão anónimo possa comunicar em tempo real e em interacção com muitos outros produtores, situados em espaços geográficos diferenciados. (...) Gillmor aprofunda esta dinâmica em múltiplas direcções e questiona as suas possíveis evoluções à medida que forem surgindo tecnologias cada vez mais aperfeiçoadas. Alerta sobre as potencialidades e perigos desta mudança, e o seu impacto sobre as formas de organização da vida social.»

Dan Gillmor's eJournal