janeiro 27, 2005

Aquele abraço

O Travessias envia daqui um abraço de solidariedade aos nove mil intelectuais, activistas e artistas norte-americanos que, nas páginas do New York Times, assinaram uma "declaração de consciência" em que apelam à mobilização contra o governo de George W. Bush.

Noam Chomsky, Rickie Lee Jones, Ry Cooder, Russel Banks, Lawrance Ferlinghetti e Peter Coyote contam-se entre os milhares que estão contra «guerras criminosas contra países estrangeiros, a tortura, a violação total dos direitos humanos e o fim da ciência e da razão».

Estes americanos esclarecidos sabem do que falam. Ainda hoje, de madrugada, a SIC Notícias exibiu um documentário, de um canal francês, sobre a onda de conservadorismo radical, a roçar o fanatismo religioso, que tem invadido, qual pandemia, alguns estados dos EUA.

O candidato desta gente, que quer impor a decência e os bons costumes pela força da lei e do lóbi, a começar pela censura pura e dura nos media, é, naturalmente, o evangélico Bush, que se acha imbuído de uma visão messiânica para o mundo. Chiça!