abril 09, 2007

Tom Tykwer: três filmes

Com o recente Perfume - História de um Assassino, Tom Tykwer confirmou que é um realizador a seguir com alguma atenção.

Primeiro, surpreendeu-nos com um filme interessantíssimo, Corre Lola Corre (1998), falado em alemão, no qual mistura desenho animado e imagens "reais". Como é de calcular, não foi nenhum blockbuster. Mas, já aí, este alemão mostrava um toque pessoal na realização.
Mais tarde, pegou num argumento escrito por Kieslowski e fez o seu primeiro filme em inglês: Heaven - Por Amor (2002), com Cate Blanchett à cabeça. Também aqui, Tykwer, sem ser brilhante, deixou a sua marca, traduzida no modo como filma, na respiração que permite às cenas, a maneira como capta e enquadra os rostos.



Ao pegar num mega-êxito de vendas, o livro O Perfume, de Patrick Süskind (lê-se lindamente, como se fosse um guião de cinema), Tykwer resistiu à tentação de decalcar as normas e ritmos das típicas produções de Hollywood. O filme é muito acessível, mas não deixa de ter lá um certo estilo distendido, algo contemplativo, sensível, que o realizador imprime às suas narrativas.

Acresce que Tykwer escolhe sempre argumentos acima da média, fotografa bem os seus filmes e mostra bom gosto nas bandas sonoras.