janeiro 29, 2007

Gira-vídeos: Radiohead, "Street Spirit"


Street Spirit ouve-se a preto e branco e vê-se por entre as sombras.

janeiro 28, 2007

'Mediamorfose' no Travessias

O Travessias está em plena mediamorfose experimental (o Roger Fidler que me perdoe o exagero...). O texto é cada vez mais acompanhado de fotografia e vídeo, graças à ajuda do YouTube, Google Video e quejandos. Portanto, está a transformar-se num híbrido, algures entre o blogue, o fotoblogue e o videoblogue. Experimentemos, pois os tempos, felizmente, estão para isso.

Quando se fala de música ou de cinema, por exemplo, aqueles sites de vídeo têm material fabuloso, recente ou antigo, que pura e simplesmente não "passa" nos nossos canais de televisão. Frank Zappa a gravar em estúdio em 1968? Um excerto do filme Caravaggio, de Derek Jarman? O trailer de Citizen Kane? A Laurie Anderson a contar uma das suas mirabolantes histórias? O Rufus a cantar uma música dos Beatles? O Antony ao vivo num programa de TV em dueto com Boy George? As CocoRosie ao vivo algures nos EUA? Foucault em amena cavaqueira filosófica com Chomsky?

Os canais de televisão tradicionais (generalistas e temáticos, sem excepção) deviam estar mais atentos ao que se está a passar em termos de "televisão" online. Para já, a reacção generalizada parece ser em tudo idêntica à que assistimos em 1995, 1996, quando a Internet começou a instalar-se: desprezo, menorização, desvalorização, etc.. Em geral, os média portugueses estranham muito e entranham pouco. E a muito custo.

janeiro 26, 2007

A Grace de Buckley

Grace é daqueles álbuns que devia, obrigatoria e incondicionalmente, estar incluído naqueles livros que agora se podem ver por aí com títulos do género 1000 albuns para ouvir antes de morrer. Se não está, devia estar.

O disco é todo bom, mas tem três momentos sublimes: o Corpus Christi Carol, um cântico composto por Benjamin Britten, Lilac Wine, um tema clássico imortalizado pela grande Nina Simone, e um magnífico Hallelujah, de Leonard Cohen.

janeiro 25, 2007

O mundo na China

Uma das principais personagens deste filme de Jia Zhang-ke é o telemóvel. Símbolo da entrada da China numa certa modernidade. Uma modernidade repetida, igual em todo O Mundo.

janeiro 17, 2007

Um anjo doido em Paris

O poster é atraente. O filme não lhe fica atrás. Paris, linda como sempre, a preto e branco. Angel-a. Um anjo doido, bom de morrer. Anja Garbarek a cantar. O melhor filme de Besson, como diz o João Lopes? Muito provavelmente. Fica na retina. Muito tempo depois de o vermos.




janeiro 09, 2007

Fragmentos do Iraque

Ora aqui está um documentário que, suspeito, terá vida muito difícil até chegar (se chegar) ao pobre mercado videográfico português. Intitula-se Iraq in Fragments e já tem uma dose razoável de prémios em vários festivais.