novembro 24, 2006

Lipovetsky: o indivíduo hipermoderno

Cada novo livro de Gilles Lipovetsky, autor do célebre A Era do Vazio, é uma tentação. O último acaba de ser publicado em Espanha, com o título Los Tiempos Hipermodernos.

Sinopse, também ela tentadora: «O "pós-moderno" chegou ao seu fim: passamos para a era "hipermoderna". Esta época caracteriza-se pelo hiperconsumo e o indivíduo hipermoderno: o hiperconsumo absorve e integra cada vez mais esferas da vida social e estimula o indivíduo a consumir para sua satisfação pessoal; o indivíduo hipermoderno, ainda que orientado para o hedonismo, sente a tensão que resulta de viver num mundo que se dissociou da tradição e enfrenta um futuro incerto. Os indivíduos estão corroídos pela angústia, o medo sobrepôs-se aos seus prazeres e a ansiedade à sua libertação.»

Esperemos qua alguma editora portuguesa esteja já a trabalhar no sentido de traduzir esta obra para português.

novembro 18, 2006

Uakti: ouro do Brasil

Eles tocam trompetim. Cachimbo. Borel. Taquará. Pius Pi. Sinos de madeira. Tatu. Panelário. Latinhas. Manfra. Trilobita. São mais de cinquenta instrumentos.

Eles tocam e fazem magia. Música celestial. Tocam Philip Glass, Bossa Nova, sonatas, samba. Tudo lindo. Chamam-se Uakti. O nome deriva de uma lenda indígena dos índios Tukano do Alto Rio Negro.

É descobri-los. Sem perder tempo. Têm um site impecável na Web, onde se pode entrar no universo musical deles.

Como podem tesouros destes permanecer tão desconhecidos em Portugal? Em bom brasileiro, como é que pode, cara?

novembro 17, 2006

novembro 11, 2006

Incidentes

Entro num salão de chá-restaurante vegetariano. Arquitectura clássica, retocada. Está quase vazio. É fim de tarde e duas velhinhas, muito velhinhas, conversam numa mesa ao fundo. O chá chega. Dos altifalantes sai a transmissão da missa da Rádio Renascença. Não há que enganar: estou na cidade dos bispos.

novembro 10, 2006

Antony na cidade dos bispos

Braga é, hoje, a capital dos fãs de Antony. Um herege na cidade dos bispos. Um dos maiores milagres da pop dos últimos anos. Aposto que vai ser um dos concertos do ano.

«Quem quer que se coloque perante Antony, é improvável que não repare no seu chorumento corpo gigante de fantasma branco, mas, para quem quer que o faça, será mais improvável ainda que não se deixe abismar perante a singular majestade da sua voz - um autêntico instrumento único e natural, capaz de atravessar com ínfimas delicadezas, e numa só nota, todos os falsettos que percorrem a gravidade dos espirituais». (José Miguel Gaspar, JN)


novembro 08, 2006

Yimou

Abram alas que vem aí um novo filme de Zhang Yimou. Este realizador chinês tem uma filmografia a todos os títulos brilhante, mas depois de Herói e de O Segredo dos Punhais Voadores, cada nova obra dele é um acontecimento.

A estreia, nos Estados Unidos, de Curse of the Golden Flower está marcada para 22 de Dezembro. A Sony já abriu o site oficial, onde podemos ver dois trailers e várias featurettes com entrevistas ao realizador e aos actores, entre os quais Gong Li (na foto).

A crer nas primeiras imagens, temos mais um épico imperdível à vista. Venha ele e depressa para Portugal.