agosto 29, 2006

Górecki tranquilo

A descoberta melómana do mês: Sinfonia nº 3, de Henryk Górecki.

Os andamentos dizem muito sobre este disco do compositor polaco, contemporâneo e conterrâneo de Penderecki: Sostenuto tranquillo ma cantabile, lento, largo, tranquilissimo.

Górecki pega-nos suavemente pela mão e leva-nos a descer aos mistérios mais insondáveis desta música tranquila, que parece ser de um tempo por encontrar.

Ou como diria um escriba da American Record Guide: «Arranjem este disco, apaguem as luzes, comecem a ouvir e lembrem-se por que é que não se pode viver sem música.»

agosto 23, 2006

Café e Cigarros

Fumar em espaços fechados onde estão pessoas que não fumam é irresponsabilidade e grosseira falta de educação. Ponto. Qualquer fumador com dois dedos de testa concorda com restrições ao fumo em hospitais, empresas, restaurantes, comboios, aviões, recintos desportivos, etc.. Agora, alto lá com a paranóia que por aí anda à solta quanto à representação do tabaco na arte.

Proibir actores de fumar em palco (como representar Churchill sem o charuto?), apagar cenas de filmes em que a actriz fuma, trocar, em desenhos animados clássicos, uma caixa de cigarros por um colar ou riscar o cigarro do Tom atrás do Jerry é, em rigor, censura a um acto criativo e uma violação de um dos direitos do autor, que é o de ver respeitada a integralidade da sua obra. Ora, isso é, a todos os títulos, inadmissível.

Pelo andar da carruagem, daqui a uns tempos proíbem a exibição de Café e Cigarros, de Jim Jarmusch. O filme é todo ele feito à volta de café, cigarros e figuras conhecidas da música e do cinema (Roberto Benigni, Bill Murray, Tom Waits, Iggy Pop) em situações algo bizarras e divertidas.

Filmado a preto e branco, é uma proposta (como se diz na moda) muito interessante. Passa-se um bom bocado de cinema que, sem o fumo e a cafeína, não poderia pura e simplesmente existir.

Há, certamente, maneiras mais razoáveis de lidar com a infantilidade imitativa do homo sapiens.

agosto 21, 2006

Bush: quem tem dúvidas?

A pergunta do momento em Washington: «Bush é um idiota

agosto 17, 2006

TV Cabo raso

A TV Cabo está cada vez mais pimba, vergada ao popularucho mais asqueroso, com laivos de esoterismo de pechisbeque. Agora dá antena, ou melhor, cabo, a todo o tipo de vendedores da banha da cobra.

A machadada mais recente foi acabar com o canal GNT, que ainda conservava alguma decência na programação, e substituí-lo por uns apresentadores aprumadinhos de risca ao meio, que só de ver assusta.

Kama Sutra, tarot, cartomancia, misticismo, tudo o que esteja bem longe da razão, é o que está a dar. É sabido que, como dizia outro, Deus morreu e Marx também. Mas convém não exagerar.

Um zapping noctívago pelos canais da TV Cabo é uma experiência deprimente. Não dá nada de jeito. Salva-se um ou outro canal, com a BBC World e o Mezzo à cabeça. E lá se foi, há muito, esse bom luxo de minorias que era o Arte. O dinheiro, como se sabe, não vai com a cara das minorias. E era nisto que Pacheco Pereira devia pensar um pouco antes de defender a ideia absurda de privatizar tudo quanto é canal em Portugal.

Pouco há a esperar. A lógica das audiências lucrativas é implacável. Telespectador é mero número burro para fazer monte. Portanto, o mínimo agora é fazer como o Jesualdo e mudar de clube. Ou então sair para o terraço e contemplar as estrelas de Agosto.

agosto 15, 2006

De ouvido: Björk onírica

I have a recurrent dream
Every time I lose my voice
I swallow little glowing lights
My mother and son baked for me

During the night
They do a trapeze walk
Until they're in the sky
Right above my bed

agosto 11, 2006

Líbano: um mês de loucos

Faz agora um mês, o Hezbollah capturou dois soldados israelitas. A retaliação directa levada a cabo por Israel traduz-se, hoje, em 1032 libaneses mortos, a maior parte deles civis (entre eles uma quantidade hedionda de crianças), quase 3600 feridos e mais de 900 mil deslocados.

Isto não é Israel a lutar pela sua própria sobrevivência. É o retrato de um estado a afundar-se no seu próprio desespero.


A ler:
Lebanon under siege


agosto 09, 2006

Em defesa do "slow journalism"

Já é bem conhecido o movimento internacional "slow food", que defende a boa comida tradicional contra a avassaladora "fast food" de plástico e gorduras em excesso. Comer não é apenas deglutir apressadamente. É também um ritual de degustação e prazer. E assim é que está certo. Viva a "comida lenta", portanto.

Depois de ler uma notícia que vem hoje no Público, acerca de dois jornalistas de investigação veteranos - conhecidos por publicarem pouco mais de duas grandes estórias por ano, algumas galardoadas com o prémio Pulitzer - dispensados pela revista norte-americana Time, fico com vontade de subscrever um abaixo-assinado a favor da criação do movimento "slow journalism".

"Slow jornalism": jornalismo com o tempo que for preciso para investigar a sério uma boa estória. Jornalistas com gosto pela degustação do rigor, do pormenor, da profundidade, da persistência, da descoberta daquilo que outros querem esconder do (bem) público. Jornalismo de "chefes de mesa" com a espinha no sítio para aguentar a pressão do piri-piri das manchetes. Jornalismo nos antípodas do "fast journalism" que por aí abunda, gordo mórbido de notícias requentadas, de press-releases encapotados e de fretes consumados.

agosto 08, 2006

Incidentes

Dois homens, um deles velho, magro de tosse tabágica. Estão ao balcão da FNAC de Matosinhos. O mais novo tem pneu e bigode e gesticula muito. Tem um ar muito português. Ao fundo do balcão, um aviso sóbrio: «não fumar nesta zona». De repente, o bigodes latino passa-se. Urra: «Eu vou fumar aqui, tá a ouvir! Eu vou fumar aqui e mais nada!» Ao que o jovem empregado de balcão retorque, esmagado com tanta veemência bruta: «pronto, tá bem...»

Ao fundo do balcão, imaginei outro aviso: «a FNAC não serve cafés a bestas quadradas.»