abril 25, 2006

De olhares: imagens bordadas

Bordadeiras é filmado com a delicadeza, o pormenor, a paciência, que a bordadeira põe na feitura dos seus panos. É uma fina narrativa cinematográfica, vincadamente feminina.

Éléonore Faucher tece em imagens as vidas de duas mulheres. Uma, mais velha, acaba de sofrer a perda de um filho. A outra, muito jovem, também bordadeira, engravida de pai ausente. Espera uma filha. Mas sofre os constrangimentos da pressão social numa pequena povoação francesa. Ambas as mulheres acabam por se encontrar nas suas perdas.

Uma história simples e bem contada.

abril 23, 2006

Iraque, 300 mil mortos

A todos os que apoiaram a invasão ilegal e bárbara do Iraque, a todos aqueles que carpiram lágrimas de júbilo ao verem a estátua de Saddam cair, proponho o seguinte: numa das próximas noites de insónia, em vez de contarem carneiros, contem civis iraquianos mortos. Um a um. Crianças. Homens. Mulheres. Jovens. Velhos. Um a um. De um a 300 mil.

E tenham muito bons sonhos.


A ler:
São 300 mil mortos no Iraque (Expresso, 22.04.2006)

abril 22, 2006

A bola dos deputados

No parlamento português há, de facto, um grupo de deputados empenhado, responsável, competente e com razoável sentido do dever. O resto é um "clube de homens" para esquecer. Não admira, pois, que haja tão poucas mulheres por aquelas bandas com pachorra para os aturar.

Ontem, no fórum da TSF, a deputada Maria de Belém explicava que as sessões só acabam a horas decentes quando aqueles muitos senhores deputados que se babam por bola, e cujas orgásmicas discussões sobre o filosofia do esférico dá para imaginar ali nos Passos Perdidos, têm muita pressinha para ir ver o derby do dia.

Outros metem-se mesmo no avião, voam até Camp Nou e dizem que foram em nobre representação parlamentar.

Outros ainda, como o deputado Narana Coissoró, acham a coisa mais natural do mundo que o parlamento pare quando há um Benfica-Barcelona.

Junte-se a isto episódios como a "balda da Páscoa" e outros pouco edificantes, que os cidadãos não chegam a conhecer, e temos, não uma verdadeira casa da democracia, mas um abastardamento foleiro da mesma com a assinatura dos seus principais inquilinos.

Ou muita desta gente, que é suposto representar condignamente os portugueses, perdeu por completo a noção do ridículo ou então nunca na vida a chegou a ter.

abril 20, 2006

De olhares: sob o céu da Suécia

Há pelo menos duas coisas tocantes que Como se fosse o céu, filme do sueco Kay Pollak, nos mostra: a força da música na comunhão dos seres e a possibilidade da comunicação onde ela não existe.

Tem um belíssimo final infeliz.

abril 15, 2006

De ouvido: Kind of Blue

Esta noite - chove bastante lá fora - bateram-me à porta do ouvido. Fui ver quem lá vinha. Era um velho grupo de amigos. Com um ar meio dos anos cinquenta, Miles, Coltrane e Evans perguntaram se podiam entrar e tocar um Kind of Blue, soprado de mansinho, no meu gira-discos. Oh, meus caros, e isso é pergunta que se faça?

abril 14, 2006

Democracia em part-time

Eles são eleitos para representar o povo que os elegeu. Mas muitos deles parecem ter mais que fazer. São advogados, gestores de empresas, dirigentes partidários, professores e por aí adiante.

Donde, para muitos dos nossos ilustres deputados, o Parlamento pouco mais é que um emprego em part-time. Vão ali dar uma perninha, assinam e vão às suas vidinhas. De vez em quando, lá levantam o braço.

Os círculos uninominais podem ter muitos defeitos, entre os quais a eventual diminuição da representatividade dos pequenos partidos. Mas têm uma virtude que seria bem terapêutica para os nossos deputados: a de os obrigar a prestar contas directamente ao seu eleitorado. Pelo que fazem e, sobretudo, pelo que não fazem.


A ler:
Parlamento: Carrilho, Marques Mendes, Portas e Jerónimo entre os mais faltosos
Maioria não vota diplomas do Governo

abril 12, 2006

É para esquecer

Nós por cá sofremos o pesadelo político Santana Lopes-Portas durante quatro meses. Os italianos gramaram a catástrofe Berlusconi durante a enternidade e um dia.

É um alívio indescritível quando esta gente deixa de conspurcar as democracias.

abril 10, 2006

De olhares: A Esposa Turca

História em vertigem de um homem e uma mulher que querem acabar com as suas vidas antes do tempo. O desespero do encontro. Desencontros. Desesperos. A descoberta do amor entre ruínas. Hamburgo em primeiro plano. Istambul pano de fundo. Tradição, religão. Modernidade, niilismo. Depeche Mode, Talk Talk. Banda sonora em interlúdios. Final infeliz.

abril 09, 2006

Sono un coglione





Hoje, contra Berlusconi, estou com todos os coglione italianos. Hoje, anque io sono un coglione!

abril 07, 2006

Tabaco II: infantilização galopante

Tal como se esperava, a verborreia do "fundamentalismo anti-tabagista" aí está. Veja-se o editorial do DN de hoje, assinado por Helena Garrido:

«Fumar prejudica a saúde e é preciso condicionar o consumo de tabaco. Estamos todos de acordo. Mas já não estamos de acordo com esta fúria de ama-seca que se apossou do Estado, reflectida no fundamentalismo anti-tabagista e nas mais variadas regulamentações e proibições de escolhas privadas. As democracias ocidentais estão a gerar a infantilização de todos nós.»

Ora, o Estado deve intervir sempre que os cidadãos se revelem infantis e com a sua infantilidade prejudiquem gravemente o bem-estar dos outros. Por isso, o Estado deve, sim senhor, ser uma "furiosa ama-seca" quando a criançada adulta portuguesa se põe a conduzir bêbada, maltrata os seus bebés no conforto do lar, ou, claro está, se põe a fumar impunemente em qualquer lado, tipo «estou a fazer o que bem me apetece e se isso incomoda os outros, que se lixem!.» Querem atitude mais infantil?

Fumar num restaurante ou no escritório não é uma escolha privada. Privado é fumar em casa. Em locais públicos, é uma decisão pessoal com implicações públicas. Um pouco de John Stuart Mill não faria mal a este debate.

Cara Helena Garrido: as democracias ocidentais não estão a gerar a infantilização de todos nós. Estão, em muitos casos, é a tentar acabar com a infantilização galopante de muitos milhões de democratas do ocidente.

abril 06, 2006

O tabaco, finalmente...

Em matéria de luta contra o tabagismo, o Estado português encontra-se estagnado na Idade Média. A discussão pública sobre este problema é de uma debilidade confrangedora: quem não gosta de (nem tem de, note-se) gramar com a nicotina dos outros em restaurantes, locais de trabalho, comboios, aviões, escolas ou mesmo até em certos hospitais é acusado de ser "fundamentalista da saúde". Até por ilustres colunistas de jornal. Estamos nisto. É o politicamente correcto de pernas para o ar.

Por isso, é de aplaudir a proposta do ministro da Saúde. Ele quer proibir que se fume em recintos fechados e aumentar a idade mínima para a aquisição de produtos de tabaco para os 18 anos. Elementar, não é? Em Espanha, Itália, Irlanda e muitos outros países isto já foi feito há muito. Que se saiba, não houve mortos nem feridos e as milionárias tabaqueiras também não faliram.

Agora que a proposta vai ser discutida publicamente, preparemo-nos para, uma vez mais, ouvir os fumadores gritarem "fascismo higiénico!" e outras alarvidades de quem está pouco habituado a repeitar os outros.

Este país exige cá uma pachorra...

abril 04, 2006

De ouvido: Wyatt, duas décadas depois

Andava à procura deste álbum, sem exagero, há quase duas décadas. Tinha de ser em vinil, o formato em que o passava na rádio lá da terra.

Encontrei-o, sem um risco sequer, na Louie Louie, ali na ondulante (o piso de paralelo é mesmo às ondas e covas) e mui portuense Rua do Almada, onde se misturam prédios a cair de podre, lojas de ferragens, artigos de borracha, candeeiros, fechaduras, pequenas oficinas, artesanato africano, discos de vinil para coleccionadores ou DJ's, roupas sixtie, outras com ar sado-maso e por aí adiante.

Pousada a agulha naquela mágica superfície preta aos risquinhos e pronto, o bom velho Old Rottenhat já cá cantava.

A (minha) geração que se ficou pelos Duran Duran certamente não saberá quem é este Robert Wyatt, que canta com uma voz magnífica em falsete. Em bom inglês, questionava, muito antes de Timor-Leste virar moda:

"Timor
East Timor
Who's your fancy friend, Indonesia?
What did Gillespie do to help you?"


Vinte anos depois, Old Rottenhat continua único na sua aparente candura, fresco na sua abordagem melódica e... tem uma capa lindíssima.