fevereiro 26, 2005

publico.pt: regresso ao passado?

O público.pt tem um novo aspecto gráfico e prepara-se para começar a cobrar pelo acesso ao site.

Ora, antes disso, talvez não fosse má ideia que o publico.pt resolvesse precisamente problemas graves do novo aspecto gráfico. É que os textos em bruto da versão impressa que nos aparecem no ecrã fazem lembrar os primeiros tempos do shovelware dos jornais na Web, em que os conteúdos do papel eram despejados quase sem tratamento para os sites.

Dez anos depois do início da aventura dos jornais electrónicos, apresentarem-nos nacos enormes de prosa sem sequer separação de parágrafos é algo completamente inaceitável. Quem quer dar o passo arriscado da cobrança pelos conteúdos tem de fazer melhor. Ou, pelo menos, o mínimo.

fevereiro 25, 2005

Desastre à vista

Não augura nada de bom a anunciada negociata da venda dos media da Lusomundo ao dono da Olivedesportos. Entregar títulos da envergadura do JN, DN, Grande Reportagem e TSF a alguém que fez fortuna nessa autêntica escola do crime que é o mundo do futebol é, no mínimo, uma enorme irresponsabilidade política e social.

A PT, por manifesta falta de competência e de conhecimento das especificidades do negócio dos media, em geral, e do jornalismo, em particular, cometeu erros de palmatória ao longo dos últimos anos. A gestão do "caso DN" fica como símbolo maior dessa incompetência, em parte determinada pela interferência descarada e nociva do governo.

Agora, o que os media da Lusomundo menos precisavam neste momento era de um pára-quedista futeboleiro endinheirado para lhes tratar da vida. A PT hipotecou muita da credibilidade dos antigos media do coronel Silva, pelo que o que estes precisavam mesmo era, por exemplo, de uns espanhóis com o peso e o prestígio do grupo Prisa, proprietário do maior diário do país vizinho, El Pais.

Augusto Santos Silva, pessoa avisada, já torceu o nariz ao anunciado negócio com a Olivedesportos. Este dirigente socialista, que também está preocupado com a concentração dos media, diz, e bem, que «o negócio da comunicação social tem especificidades, pelo que os grupos proprietários devem estar interessados e qualificados para este negócio.»

A pressa com que os administradores da PT, cuja única e exclusiva preocupação parece ser financeira, estão a fazer o negócio também levanta algumas dúvidas. Convém ficar de pé atrás. Esperemos que o novo governo de Sócrates não se deixe enganar por estes espertalhaços de meia tigela.

fevereiro 21, 2005

É bem feito

Santana Lopes deixou de ser um problema para o país para passar a ser uma catástrofe para o PSD.

Pronto, já passou o pesadelo

Já havíamos sido invadidos por tudo quanto é gato e sapato: túrdulos, cartagineses, celtas, romanos, vândalos, suevos, visigodos, árabes, espanhóis, franceses e até pelos jogadores de futebol do Brasil.

No final do ano da desgraça de 2004, uma fina ironia, do mais recortado mau gosto barrosista, trouxe à história de Portugal e ao seu governo uma nova horda de povos bárbaros vindos das profundezas da Lapa, da linha do Estoril, dos recantos das sacristias, das capas de revista de gente gira e oca e das trevas noctívagas do Kremlin lisboeta. Em pouco tempo, estes neo-hunos da política devastaram o território e, à boa maneira napoleónica, pilharam quantos "jobs" havia para os seus rapazes.

Seria preciso esperar pelo dia 20 de Fevereiro de 2005 para Portugal reentrar no século XXI, depois de um impensável acidente histórico e quântico que o atirou, durante alguns meses, para as fogueiras de uma direita da Idade Média.

fevereiro 12, 2005

Voto contra

Diz-me com quem andas, digo-te em quem não voto: «José Sócrates e Santana Lopes, por exemplo, estiveram presentes na última festa de anos que Joaquim Oliveira deu na sua moradia em Bicesse.» (Expresso, 12.02.2005).

Joaquim Oliveira é accionista maioritário da Olivedesportos, candidata (bem posicionada, pelos vistos) à compra dos media da Lusomundo. O mundo da bola, dos negócios e da política em todo o seu execrável esplendor.

fevereiro 11, 2005

Tascas

Um bom restaurante com a televisão ligada ao jantar, é mau. Um bom restaurante com o televisor sintonizado na Sport TV em altos berros vira uma baiuca.

fevereiro 01, 2005

De leituras: blogues

«O que os melhores blogues individuais tendem a partilhar é a autenticidade - são peças claras, escritas por seres humanos, imbuídas de genuína paixão humana.» Dan Gillmor, Nós, os Media.